segunda-feira, 6 de abril de 2015

Chi mangia solo crepa solo

solitùdine
s.f.
1. Lo stare, il vivere solo
2. Luogo solitario

rimpiàngere
v.tr.
1. Ricordare con desiderio e rammarico cose o persone che non si hanno più

desideràre
v.tr.
1. Provare desiderio di qualcosa, aspirare alla soddisfazione di un bisogno o di un piacere




Entediado criou o Céu e a Terra e, para cada folha nesta, uma estrela naquele. Então vieram as moneras e os planetas, as quimeras e as borboletas e, para cada trinar de pássaro, um asteróide se acinturava entre Marte e Júpiter. Depois, os cometas nadantes e os peixes cadentes, as nuvens errantes e os astros ardentes.

Malcontente, dobrou os elementos e do carbono fez o homem, do magnésio os marcianos e saturninos os saturnianos. Num apontar de dedo os cromos de Marte juntaram-se e perguntaram-se “quem sou eu? de onde viemos?” e os plutonianos gastaram anos admirando Caronte com suas fossetas amoníacas.

Por fim, com o último grama de barro, argila já arenosa, pálida, seca, criou a mim, mais um entre o exército de terracota. Assoprou em minhas narinas seu hálito de vida, porém, já cansado, descuidou-se e foi ar pra todo lado; pouco me adentrou. À parte disto abriu meus olhos e andei.

A camada fina entre o ar circundante e um vazio sobrenatural rilhava conforme os passos da vida. A cada embaraço uma trinca; às passadas sólidas outras apareciam como o gelo cedente na superfície de um lago congelado frente à Primavera. Adelgaçava-me, conforme crescia o oco maldito, ao limite do suportável.


Pois bem: enfim descansei. Sou pó e ao pó da terra retornei.

Um comentário:

VegasChas disse...

Adorei seu texto, na verdade todos eles...
...acho que vc é a menina nerd do Tinder, rsrsrs...
... creio que vc não se arrisca escrevendo, vc maneja e "dobra" a tinta de uma forma muito especial, obrigado por esses instantes totalmente maravilhosos que passei saboreando e mel de seus dedos... me chamo Osmar Chagas, se quiser um outro nerd pra conversar, estou aqui...